segunda-feira, 4 de junho de 2018

livro: O Que Faz de nós Budistas _ Dzongsar Jamyang Khyentse

04-2009Editor: Lua de Papel, O Que Não Faz de Ti Um Budista
"Podemos não ter nascido num país budista nem numa família budista, podemos não usar túnicas nem rapar a cabeça, podemos comer carne e idolatrar Eminem e Paris Hilton. Não é isso que nos impede de ser budistas."

O mundo descobriu o lama Dzongsar Khyentse através de um filme de culto, “The Cup”, que narra a história de um jovem budista obcecado pelo futebol. Foi a primeira longa—metragem produzida no Butão, e um enorme sucesso de bilheteira. Ao filmar cenas de monges a correr atrás de uma bola, o realizador começava a desmistificar a imagem que temos do budismo tibetano…
Em O Que Não Faz De Ti Um Budista o autor vai mais longe. Numa obra ironicamente pós-moderna, cruza o pensamento budista puro e duro com as mais diversas referências ocidentais, que vão do Viagra a Camilla Parker-Bowles. A propósito do modo como gerimos a nossa carreira, ou da educação dos nossos filhos, o Mestre Khyentse transporta para o momento presente uma outra visão do mundo, alicerçada numa filosofia milenar.
Ao lerem este livro, os leitores que se julgam budistas talvez tenham uma surpresa. E os que nada sabem sobre o budismo vão, finalmente, descobrir uma forma de pensar tão fascinante quanto libertadora.